Desenhos | Tiços

A CasaVinteum apresenta, de 24 de novembro a 13 de dezembro, a exposição Desenhos | Tiços, de Neysa Campos, com curadoria de Ronald Polito. Visitação de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h.

A exposição é composta de desenhos e tiços desenvolvidos nos últimos anos.

Os desenhos foram desenvolvidos a partir de técnicas variadas e se organizam em torno de alguns elementos, sendo talvez preponderantes certos traços de geometrismo, mas desenvolvidos paralelamente a uma tendência abstrata, gestual, por vezes quase sígnica, como em algumas formas a sugerir mandalas repletas de sinais ou garatujas.

Os tiços (restos de madeira queimada) podem ser referidos a diversas experiências atuais na arte que lidam com sucatas, descartes e os redefinem a partir de interferências específicas, quer por posicionamento dos objetos em outro contexto, quer por intervenção em sua forma por algum tipo de acréscimo ou supressão.

 

Sobre a artista:

Neysa Maurício Campos, médica e professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora, há muito promove as Artes locais e não locais nesta cidade, mas não só: levou a toda parte trabalhos de variada gama de artistas. Nos vários espaços em que foi coordenadora e diretora – Casa de Papel, Centro de Estudos Murilo Mendes, Janelas Verdes – abriu campo para novos e consagrados. Nesses anos de contínua dedicação colaborou para que diversas conexões nacionais e internacionais fossem estabelecidas, favorecendo o intercâmbio cultural, trazendo para Juiz de Fora eventos e pessoas de referência nacional e internacional.

Neste momento em que realiza a exposição Desenhos | Tiços, Neysa Maurício Campos apresenta, por meio dos próprios trabalhos, o reflexo de sua sensibilidade em contato com o Mundo e com as Artes.

 

Eula Carvalho Pinheiro 

(Doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assessora de Direção do Centro de Estudos Murilo Mendes (2000-2004); autora de Tudo, provavelmente, são ficções, mas a literatura é vida.)

 

Sobre o curador:

Ronald Polito (Juiz de Fora, 1961) é poeta, tradutor e curador de exposições de artes plásticas. Polito soma inúmeras publicações acadêmicas e literárias, como autor e tradutor. Para citar algumas: Ao abrigo, 2015 (Ed. Scriptum, BH, 2015), seu mais recente livro de poemas. Cenas japonesas (Ed. Globo, SP, 2005), crônicas da vivência de três anos lecionando na Tokyo University of Foreign Studies. Traduziu o expoente autor catalão Joan Brossa, entre outros. Em artes plásticas, publicou Fani Bracher, junto com Frederico Moraes (Ed. Salamandra, RJ, 1994), e ainda diversos textos sobre artistas como Leonino Leão, Luiz Norões, César Brandão, Gilberto de Abreu e outros.

 

Contatos: ninamellofoto@yahoo.com.br / neysa@powerline.com.br

 

 

 

Exposições

Desenhos | Tiços

Páginas Viradas

De casa & A primeira luz do sonho

Ode, à Roosevelt Nina

Acervo | Coletiva

Peso Fulgaz | Rizza