Páginas Viradas

A CasaVinteum apresenta, de 27 de outubro a 14 de novembro de 2017, a exposição “Páginas Viradas” do artista plástico Francisco de Paula com curadoria de Ronald Polito.

A exposição é composta por relevos em metal. Resulta da combinação do desenho livre, da tecnologia digital e do contato direto das mãos do artista, que manuseia as folhas de alumínio transformando-as em figuras impregnadas de sentidos. “Páginas Viradas” traz a sexualidade feminina para o foco da atenção em diversas abordagens; ora como origem, ora como consequência de fatos históricos. O resultado estético dessa experiência revela formas sensuais e instigantes, atraindo intensamente o olhar do espectador.

 

Sobre o artista: Francisco Eugênio Costa de Paula (Pirapetinga, 1952)

Licenciou-se em Desenho e Plástica pela UFJF em 1974, quando fez sua primeira individual no Salão Nobre da Reitoria. A madeira foi a matéria-prima escolhida para a criação de relevos em grandes formatos. Em 1978, participou da coletiva “Artistas de Juiz de Fora”, do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, ao lado de artistas como Dnar Rocha, Arlindo Daibert, Eliardo França, Carlos Bracher e e Nívea Bracher. Seguiu nas artes plásticas até meados de 1980, quando o artista cede lugar ao designer e se envolve em criações de objetos em madeira e acrílico. Em 1990, inicia nova fase de designer gráfico como diretor de arte em agência de publicidade local até meados de 2003. Desde então, paralelamente às criações gráficas, Francisco passa a pesquisar novos materiais que possam corresponder ao seu inquietante potencial criativo. Em 2009, Francisco volta ao design de objetos quando descobre a leveza e a maleabilidade do alumínio, utilizando-o na criação e desenvolvimento de objetos multifuncionais. Hoje, explora as possibilidades dessa matéria-prima a sua mais nova expressão como artista plástico: “Páginas Viradas”.

 

Sobre o curador: Ronald Polito (Juiz de Fora, 1961)

É poeta, tradutor e curador de exposições de artes plásticas. Polito soma inúmeras publicações acadêmicas e literárias, como autor e tradutor. Para citar algumas: Ao abrigo, 2015 (Ed. Scriptum, BH, 2015), seu mais recente livro de poemas. Cenas japonesas (Ed. Globo, SP, 2005), crônicas da vivência de três anos lecionando na Tokyo University of Foreign Studies. Traduziu o expoente autor catalão Joan Brossa, entre outros. Em artes plásticas, publicou “Fani Bracher”, junto com Frederico Moraes (Ed. Salamandra, RJ, 1994), e ainda diversos textos, que são referências importantes, sobre artistas como Leonino Leão, Luiz Norões, César Brandão, Gilberto de Abreu e outros.

 

Contatos:

CasaVinteum: Nina Mello / 99957-4698 / 3026-2655

Artista: Francisco de Paula / 99957-8462 / chicodepaula@loureiropauladesign.com

Curador: Ronald Polito / ronaldpolito@hotmail.com

Assessoria: Myriam Loureiro / 98872-6671 / 3212-7516 / myriamhloureiro@loureiropauladesign.com

 

Leia mais em: http://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/27-10-2017/francisco-de-paula-abre-mostra-paginas-viradas.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposições

Desenhos | Tiços

Páginas Viradas

De casa & A primeira luz do sonho

Ode, à Roosevelt Nina

Acervo | Coletiva

Peso Fulgaz | Rizza